Decrescimento

vocabulário para um novo mundo

R$72,00 R$52,00
-28%

Em estoque

Simulação de frete

Vivemos em uma era de estagnação, empobrecimento rápido, aumento das desigualdades e desastres socioecológicos. No discurso dominante, esses são efeitos da crise econômica, da falta de crescimento ou do subdesenvolvimento. Este livro argumenta que o crescimento é a causa desses problemas e que ele se tornou antieconômico, ecologicamente insustentável e intrinsecamente injusto. Quando a linguagem em uso é inadequada para dizer o que precisa ser dito, é hora de um novo vocabulário. Neste estão 52 temas relacionados ao Decrescimento, com mais de 50 autores, pesquisadores vinculados a instituições de países de todos os continentes, dentro os quais África do Sul, Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Catalunha, Equador, Espanha, EUA, França, Holanda, Índia, Inglaterra, Irlanda, Itália, Noruega, República Checa, Uruguai. O livro é a referência para se pensar a viabilidade do ser humano, viabilidade para si, para o futuro da economia e para o planeta. Bioeconomia, justiça ambiental, ecologia política, economia de estado estacionário, recursos
comuns, desmaterialização, depènse, emergia, moeda social, auditoria da dívida, ecocomunidades, bem viver, ubuntu, renda básica e renda máxima, neorrurais, paradoxo de Jevons são alguns dos capítulos.

A linguagem é precisa, mas acessível ao público leigo que, por este livro, é introduzido a conceitos que já são práticas em vários lugares do mundo, mas que necessitam se tornar uma realidade em grande escala.

Comprometida com as questões mais atuais da contemporaneidade, a Tomo Editorial, com o apoio da Fundação Heinrich Böll Brasil, coloca à disposição dos leitores em português o livro Decrescimento: vocabulário para um novo mundo, originalmente editado em inglês e verdito para os principais idiomas. Esta versão em língua portuguesa recebeu algumas novas colaborações, tornando-a uma edição especial e ampliada em relação ao original.

 

Número de páginas 312
Dimensões 16 × 23 cm
ISBN 9788586225994
Edição 1
Ano de publicação 2016
Peso 490 g